quarta-feira, 5 de março de 2014

catequese 2º e 3º ano






Encontro com Pais

Quaresma 2014




“O tempo de Quaresma começa hoje, a chamada Quarta-feira de Cinzas. Esta expressão recorda um antigo ritual penitencial que consistia em despojarmo-nos de todo o luxo, vestir-se de saco de linhagem e pôr cinza na cabeça.
Estas cinzas, que ainda hoje se mantêm, servem para nos fazer reflectir sobre as nossas fragilidades, convidando a uma mudança de vida. Desta forma, damos início a uma caminhada de renovação.
À nossa frente temos quarenta dias para um diálogo mais profundo com o Deus da Vida, para que nos encontremos com Ele.”



Para darmos início a esta caminhada, o 2º e 3º ano de catequese prepararam um encontro com pais, que se realizou no dia 1 de Março. Este encontro tinha como principais objectivos:

- Compreender a Quaresma como um tempo propício para entrarmos “no coração de Deus”

- Tomar consciência das nossas fragilidades e das nossas capacidades quando “ousamos”

- Descobrir a Quaresma como um tempo de alegria, de esperança e vida.

Na oração encontramos força e coragem para a nossa caminhada. Por isso este encontro começou com um momento de oração, sendo convidados a parar, a escutar Deus que nos ama com amor eterno e sem fim… Para nós Ele tem um projecto de felicidade, mas quer contar connosco para a sua concretização. Nesta quaresma, somos convidados a ser mais activos. Mas como?!

A resposta chegou através de um pequeno filme, que nos mostrou uma perspectiva diferente de viver a quaresma:



 Depois de verem o filme, os pais foram convidados a reunir em grupo e partilharem uns com os outros sobre as seguintes questões:
- Depois desta apresentação, que desafios e atitudes despertam em ti?
- Até onde vai o teu atrevimento?

 

O trabalho de cada grupo foi partilhado em plenário. De salientar que houve unanimidade em afirmarem que é necessário sair do comodismo, ter coragem para dar o primeiro passo, ir ao encontro do outro, deixar o nosso egoísmo de lado.

Até onde vai o atrevimento de cada um? Até onde se deixar levar na entrega a Deus, pela confiança que n’Ele deposita.

Quando estamos juntos há uma Palavra que sempre escutamos: a palavra de Deus. Neste encontro Jesus falou-nos pelo evangelista S. Mateus:

Leitura Bíblica: Mt 6, 1-6. 16-18

As Suas palavras dá-nos a orientação correcta para vivermos frutuosamente a Quaresma.
Penitência e arrependimento não são caminho de tristeza, de depressão, mas caminho de luz e de alegria, porque, se nos levam a reconhecer a nossa verdade de pecadores, também nos abrem ao amor e à misericórdia de Deus.
Jesus mostra-nos qual deve ser a nossa atitude quando praticamos obras de penitência (tais como a esmola, a oração, o jejum), e insiste na rectidão interior, garantida pela intimidade com o Pai. Era essa a atitude e a orientação do próprio Jesus em todas as suas palavras e obras. Nada fazia para ser admirado pelos homens. Nós podemos ser tentados a fazer o bem para obtermos a admiração dos outros.
Jesus pede-nos a sinceridade, coerência, alegria, valentia, coragem, amizade, pede-nos que entremos no seu coração para fazermos a experiência de uma vida nova, a ressurreição.

Para isso precisamos de ousar sair dos nossos egoísmos, comodismo, tibieza… sair detrás da janela e molharmo-nos… até onde estamos dispostos ir?

Façamos nesta Quaresma as obras de penitência que pudermos. Mas façamo-las na intimidade e na presença do Senhor, que devemos procurar, na Eucaristia, na comunidade e na oração.





















































No filme, Jesus pedia que o ajudássemos a carregar a Sua cruz. Simbolizando essa cruz que queremos ajudar a transportar, levamos para casa uma cruz de cartolina.
Ao longo desta quaresma, nos primeiros momentos da catequese, iremos reflectir sobre a Palavra de Jesus e o que ela nos diz.
Em família, a nossa cruz será adornada com os compromissos que fizermos, para transformar a cruz da morte na cruz da Vida e da Ressurreição.

Boa semana com Jesus … e até sábado!


Sem comentários:

Enviar um comentário