quinta-feira, 13 de março de 2014

Catequese 3º ano








Nesta catequese, a nossa amiga Andreia, a mesma que partilhou connosco e experiência de ser crismada, enviou-nos um pão muito apetitoso para comermos. Este, é um alimento diário de que gostamos muito.

Mas, a Andreia deixou-nos muito intrigados porque, numa mensagem escrita para nós, ela disse-nos que aquele pão era muito bom mas um outro pão há, muito melhor!
Quisemos saber que pão seria este e, por isso, estivemos muito atentos à Palavra que Jesus nos quis dizer em Jo 6, 26-27.33-34.51.
Este pão é o Pão descido do Céu. O Pão que Deus nos enviou através de Maria: o próprio Jesus! Jesus que tanto bem fez às pessoas amando como ninguém: até á morte.
Mas, a boa notícia é que Jesus está vivo, e, ressuscitado, continua junto de nós amando-nos como só Ele sabe amar.


Mas onde podemos encontrar Jesus como Pão do Céu? Na Eucaristia. Na hóstia consagrada. Aí podemos receber Jesus. Aí estamos em comunhão com Jesus. Estar em comunhão significa estar em união muito forte!

Mas, antes de recebermos Jesus, temos de estar em comunhão com todas as pessoas. Não estaremos em comunhão com Jesus se, primeiro, não estivermos em comunhão com os outros. Agora entendemos porque é que o Sr. Padre, na Missa, nos manda saudar uns aos outros na Paz de cristo!

Este gesto significa a nossa disponibilidade interior para sermos amigos uns dos outros.
É verdade que nem sempre somos capazes de sermos amigos. Às vezes fazemos coisas que nos afastam dos outros, até dos que amamos, mas estamo-nos a preparar, reconhecendo e confessando os nossos pecados e estando atentos ao significado dos gestos e palavras que escutamos na Missa.

Não está longe o dia em que vamos Comungar pela 1ª vez, estamos ansiosos por receber este Pão que sacia a fome de uma vida plena de felicidade. Também queremos ser felizes! Sabemos agora que, o Corpo de Jesus que comungamos na Missa faz-nos mais amigos uns dos outros e que, todos juntos formamos uma Igreja mais unida, que bonito não é?

Para casa levamos um pedaço de pão para partilhamos com todos o que connosco vivem… lá estamos nós a fazer comunhão! E Depois, vamos pensar nos pecados que temos feito pois é já nesta semana que vamos receber o Sacramento da Reconciliação.



Boa semana
 J



  

Sem comentários:

Enviar um comentário