quarta-feira, 19 de março de 2014

Catequese 3º ano







Feliz dia do Pai!


O Nó do Afecto foi, o tema, á volta do qual, nesta catequese em que celebramos o dia do Pai, reflectimos e partilhamos, a disponibilidade, sentimentos, opiniões, desejos, dificuldades, segundo o modelo de Fé que foi S. José.















Logo na brincadeira se experimentou o amor e o afecto bem visível na relação de cada pai e filho ou, na impossibilidade deste, mãe e filho. 
O sol brilhava para nós mas o verdadeiro calor vinha do sorriso e dos afectos que, genuinamente, brotavam naquele espaço de brincar...


Depois, foi a vez de os pais encenarem a história “O nó do afecto” que deu o mote ao nosso encontro.
Juntos, pudemos reflectir e partilhar a necessidade de cultivarmos a linguagem do afecto. Esta é uma eficiente forma de comunicar e de se fazer presente, mesmo quando a falta de tempo nos “tolhe” o verdadeiro diálogo.
Importamo-nos com a forma de dizer as coisas mas esquecemos o principal, comunicar através do sentimento. Os nossos filhos precisam de sentir o afecto muito mais do que as desculpas ou os presentes compensatórios.
Eles, podem não entender o significado das palavras mas sabem registar um gesto de amor. 















Foi isso mesmo que aconteceu no momento seguinte: os filhos, tinham registado no nosso placard os miminhos que mais gostam de receber do pai. Foi o momento de o manifestar ao respectivo pai, seguido da oferta de uma gravata personalizada com dedicatórias expressivas do seu amor aos pais…e que bonitos ficaram os pais!!!


Como pais, revemo-nos na figura de S. José, o pai que Deus escolheu para ser o pai de Jesus na terra.
O que terá Jesus registado dele?

De S. José, os Evangelhos dizem pouca coisa, mas dizem-nos o essencial. Maria estava grávida, precisava de afecto, de ajuda e de protecção. Jesus, que ia nascer, precisava de um nome, de uma família, do amor de uma mãe e de um pai para crescer em estatura, sabedoria e graça. E S. José foi chamado por Deus a realizar esta Missão.
Ele é o pai do coração. Aceitou com fé a missão que lhe foi confiada dando tudo o que tinha de melhor.

Na forma de ser de Jesus, na maneira de observar, falar, de se aproximar, de cuidar, de dar atenção a quem sofre, reflecte-se o que foi a infância e a juventude de Jesus. José foi, no aspecto humano, mestre de Jesus.

Podemos ousar dizer que até terá sido também mestre de vida interior. A vida interior não é outra coisa senão o convivo assíduo e intimo com Deus para nos identificarmos com Ele. S. José era um homem de fé, falava com Deus, escutava-O e fazia a Sua vontade. Jesus apercebeu-se que o amor de S. José lhe vinha de Deus e, com certeza, registou tudo isto no seu coração.



Nós, pais, recebemos de Deus Pai a missão de educar e amar os nossos filhos. Recebemos de Deus toda a capacidade de amar que temos. E o amor é criativo. Por isso somos capazes de encontrar formas de comunicar o sentimento.

Com Deus, tudo é mais fácil por isso agradecemos-lhe os nossos filhos e pedimos que nos ajude a sermos mais criativos na arte de comunicar o afecto que sentimos pelos nossos filhos.

O bolo de parabéns aos pais uniu as vozes e a alegria deste encontro que terminou em grande: com Deus Pai entre nós.







Feliz dia do Pai J















Sem comentários:

Enviar um comentário