quinta-feira, 1 de maio de 2014

Encontro com Pais - 2º e 3º ano








Esta semana, o Américo, ajudou-nos, pais e catequistas, a reflectir o tema “A luz da fé”.
Tal como Tomé, muitas vezes duvidamos, muitas vezes não vemos porque os “olhos da razão” nos impede de ver as marcas profundas de um Jesus vivo que se revela no pobre, no triste, no só, no doente, no desanimado, no descrente…. E disto, todos nós temos um pouco!.. 
Muitas vezes, nossos olhos e corações estão fechados à presença de Deus...

A descoberta de Jesus ressuscitado acontece aos poucos e de formas diferentes para cada um de nós. Com o seu testemunho de vida, o Américo contou-nos como descobriu Jesus vivo e actuante e como, desde então, a sua vida se transformou e ganhou um novo sentido. Vejamos então…


Ao nascer com paralisia cerebral e ao cegar aos 16 anos vi os primeiros projectos da minha infância e juventude ruírem como castelos frágeis de areia fina perante o ataque avassalador das ondas de um mar incontrolável.
Lançada, assim, para um vazio sem fundo, a minha vida perdia, aparentemente, todo o sentido. Que razões encontraria para viver confinado a uma cadeira de rodas, entre 4 paredes, à espera que os dias passassem monotonamente?
Mas foi nesse vazio que, através da dedicação extremosa de uma enfermeira, viria a descobrir Deus e o poder da oração, pois, ao transbordar para Ela toda a minha revolta acerca da extrema inutilidade em que se transformara o meu ser, ia discernindo os novos projectos que Deus tinha para me propor.
Deus, em resposta às minhas súplicas, colocou no meu caminho pessoas que necessitavam de alguém com disponibilidade para as escutar e depressa constatei que, se eu treinasse a arte de escutar, além de me tornar a sentir necessário, estaria a possibilitar que outros fizessem a descoberta de si mesmos e de Deus.

Agora, com a vossa licença, vou calar-me e aproveitar a boleia do melodioso assobiar dos melros e também louvar a Deus por mais este dia que tenho para viver.
E se quiserem conhecer melhor o meu testemunho de vida, entrem no link abaixo e assistam ao vídeo da conferência que fiz em Vilar do Paraíso.


https://www.youtube.com/watch?v=5xyDM4Jy30E



Américo Lisboa Azevedo





Sem comentários:

Enviar um comentário