sexta-feira, 4 de maio de 2018


Catequese 2º Ano




       Este sábado começamos por recordar aquilo que costumamos dizer quando nos benzemos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

       Depois lembramo-nos que já falamos sobre o Pai, Deus, o Filho, Jesus mas... e o Espírito Santo?

       Então, recorremos à Bíblia e ouvimos um texto de S.Lucas.

       Actos dos Apóstolos 2, 1-6:


       1Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam.       3Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua.


       O que é então o Espírito Santo?


    É representado pelo vento, pelo fogo ou por uma pomba. Na Bíblia ouvimos que os discípulos estavam todos cheios de medo, pelo que tinha acontecido a Jesus. Quando receberam o Espírito Santo, começaram todos a falar às pessoas sobre a Boa Notícia de Jesus Ressuscitado. 


       Então, o que faz o Espírito Santo:
     

       Lembra-nos tudo o que vem de Deus

       Está sempre connosco. 

       Por Ele somos capazes de rezar a Deus.

       Faz o nosso coração parecido com o de Jesus

       Faz-nos ser amigos uns dos outros


       Em tudo isso é o Espírito Santo que está em nós.


       Para percebermos ainda melhor, fizemos uma experiência.

      Tínhamos uma vela, um tubo do rolo de papel de cozinha e um pedaço de madeira que desse para tapar um dos lados do tubo.

     1- Esta vela acesa, em cima da mesa, simboliza o Espírito Santo no coração das pessoas. Acendemos a vela e cada um, à vez, se aproximou e colocou a mão próxima da vela. Todos sentimos calor. É isso que sente aquele que tem o Espírito no coração e também o que sentem as outras pessoas que se aproximam dele, pois quem tem o Espírito no coração é acolhedor e solidário.

       2- Colocar a vela debaixo do tubo deixando a ponta de cima aberta. Cada um encostou a mão no tubo, chegou próximo e olhou para dentro. Ainda conseguimos ver a vela acesa? E sentir o calor da vela? A barreira que foi colocada impediu que a chama fosse vista, ou o seu calor fosse sentido. É o que acontece com aquele que tendo o Espírito no coração, apesar de nutri-lo com orações (continuar ligado a Deus) não se abrem para as outras pessoas, mantendo o coração fechado. A chama não se apaga, mas já não é tão forte, está fraca, sem calor.

      3- Tapamos a parte de cima do tubo por alguns instantes, até que a vela se apagou. É o que acontece com as pessoas que receberam o Espírito Santo, mas não mantém contato com Deus. Destapamos e cada um viu que a vela se apagou. Representa as pessoas que se afastam de Deus e por isso não alimentam o Espírito que está no seu coração. Neste caso, o Espírito não foi embora, está lá, mas já não consegue aquecer o coração dessas pessoas. No entanto, se elas se aproximarem de Deus e das outras pessoas que estão repletas do Espírito, essa chama vai se acender novamente.


     Depois desta experiência, o compromisso que levamos esta semana é o de rezar a Deus, para mantermos viva dentro do nosso coração a chama do Espírito Santo.


Sem comentários:

Enviar um comentário