Esta semana, na catequese, começamos por observar um molho de paus secos juntos.
Que cor? Que cheiro? Que vida? Porque estão secos? O que precisariam estes paus para terem vida? Para que servem agora?
Percebemos que eram paus de videira secos e que desta forma só servem para queimar.
Sabemos que estes paus ficaram secos porque foram separados da videira. Para dar uvas precisariam de estar unidos á videira, serem regados e podados.
O que isto tem a haver connosco foi o passo que demos a seguir.
Diante da parábola da videira (Jo 15, 1-11) Jesus quis dizer-nos algo importante.
Escutamos com atenção e percebemos que Jesus revelou-se como sendo a videira á qual os cristãos estão unidos. Só unidos a Ele recebemos a seiva que é a sua vida que faz com que a nossa vida seja uma vida produtiva produzindo bons frutos. Ele mesmo nos ensina o “truque” para conseguirmos mantermo-nos unidos Ele: Permanecer!
Permanecer unidos à videira significa, antes de tudo, não abandonar os compromissos assumidos no batismo. Significa, permanecer no “seu amor”. Primeiro no amor que ele tem por nós, mais do que o amor nosso por ele; significa, por isso, permitir que ele nos ame, que nos passe sua “linfa”, que é seu Espírito, evitando colocar entre nós e Ele os obstáculos da autossuficiência, da indiferença e do pecado.
Às vezes precisamos de nos deixarmos podar para darmos frutos melhores, isto é, para crescermos no amor de Jesus.
Importa olharmos para dentro de nós e pensar o que nos impede de dar bons frutos?
Ninguém permanece unido a Jesus sozinho porque Ele nos “empurra” sempre para os outros! Um ramo só, dificilmente produz muitas uvas. É na comunidade, na relação com os outros, na aceitação dos limites e das capacidades de cada um que mostramos o quanto estamos unidos a Jesus produzindo muitos frutos de amor, de gestos de atenção, etc. Cada membro da comunidade é um ramo que, unidos uns aos outros, partilham a seiva que recebem do tronco que é Jesus.
É de Jesus que nos vem a inspiração e a força para fazermos o bem e para sermos pessoas boas e caridosas, amigos de todos.
Ter Jesus connosco: é a fonte da verdadeira alegria ☺
Sem comentários:
Enviar um comentário