segunda-feira, 28 de maio de 2018



Meditando para a Solenidade da Santíssima Trindade - Ano B


“Trindade, Movimento de Amor!”


       A Solenidade que hoje celebramos é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

       Trindade, Movimento de Amor! Um mais um igual a um! As matemáticas divinas não obedecem à nossa lógica! A fé na Trindade é o coração absoluto do cristianismo

       A grande revelação que Cristo veio trazer, é que “Deus é Amor”. Ora, o amor não existe se não for movimento, reciprocidade, dom e acolhimento. Deus Pai é a fonte que Se dá, eternamente, gratuitamente. O Filho surge deste dom como a perfeita Imagem do Pai. O Espírito, é este mesmo Movimento de Amor que liga eternamente o Pai e o Filho.

       O Espírito é o “peso” que, brotando do Coração do Pai, O faz “abanar” no dom total de Si mesmo ao Filho. Isto só se pode aceitar na fé, proclamando um Deus que só é Amor e nada mais.

       É neste Movimento que são mergulhados os batizados. A vida dos cristãos não é uma realidade estática, nem simples conformidade aos mandamentos. É movimento de amor, aberto aos outros, no próprio movimento de amor que é Deus. “Assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros”.

       Santíssima trindade que sois Pai, Filho e Espírito Santo, concede-me a graça de viver, também eu, uma vida de saída de mim em direção aos outros, uma vida vivida no Amor.


Capela da Ponte de Rio Tinto


Sem comentários:

Enviar um comentário