terça-feira, 30 de outubro de 2012

Catequese 2º ano














A partir do testemunho da Margarida, colaboradora da conferência de S. Vicente de Paulo, ao serviço das pessoas com mais necessidades da nossa comunidade, descobrimos que no nosso dia a dia cruzamos com pessoas que precisam da nossa ajuda, seja ela material ou não. Também nós, em algum momento, já experimentamos a sensação de sermos ajudados, o quão bem nos faz e o quanto nos ajuda a crescer. A atenção e o cuidado pelos outros é reflexo de um amor que todos nós gostamos de dar e receber.

O nosso amigo Jesus foi o MAIOR, o MELHOR e o MAIS importante na arte de amar o outro. Foi o primeiro a amar e também nos mandou amar quando nos disse “aquele que acolhe uma criança é a mim que acolhe”.
Quer isto dizer que quando ajudamos um amigo nas contas lá da escola é a Jesus que estamos a ajudar. Quando estamos atentos à avó que precisa de ajuda para calçar os sapatos, é a Jesus que estamos a ajudar, quando partilhamos o lanche com a menina que não tem o que comer no recreio, é a Jesus que estamos a dar pão, quando dispensamos uma lambarice para comprar um pacote de leite para o vizinho que não tem é a Jesus que estamos a fazer bem.
Esta descoberta ajudou-nos a reflectir sobre a ajuda que temos dado, ou não, dá profundidade ao bem que fazemos, ajuda-nos a crescer, a sermos os maiores e os melhores sem desprezar ninguém.
Aprendemos de Jesus a amar e pedimos-Lhe que nos ajude a sermos grandes no amor.


E, porque queremos crescer na arte de amar ao jeito de Jesus, comprometemo-nos, em grupo, a preparar o CABAZ DO AMOR que, daqui até ao Natal e de acordo com as nossas possibilidades, queremos rechear para entregarmos à Margarida que, conhecendo as necessidades da nossa comunidade como ela conhece, irá doar em nome do amor desinteressado atento e grande que cada um de nós tem para oferecer.












Sem comentários:

Enviar um comentário