quinta-feira, 8 de maio de 2014

Catequese 2º ano






No sábado festejamos o Dia da Mãe. De forma muito especial, quisemos manifestar-lhe todo o nosso carinho, dizer-lhe o nosso amor e o quanto é importante na vida dos que a rodeiam.

Conscientes de que as mães merecem tudo isto diariamente, preparamos este dia com muita alegria e boa disposição. E que jogo poderíamos escolher, mais apropriado ao momento?
Está-se mesmo a ver: “Mamã dá licença?!”
Estava um dia lindo, cheio de sol, e todos nos divertimos com a brincadeira.

O encontro continuou na sala de catequese, devidamente preparada para o momento: a música suave, convidava à serenidade para que nada se perdesse; na mesa, a imagem de Maria, como que abraçada pelas flores, recordava-nos a Mãe que Jesus nos deixou; e, mais ao lado, uma estranha “árvore”, com “frutos” que, sem dúvida, podemos chamar os “frutos do amor”, razão da nossa existência como mães.

O placard estava sugestivamente adornado com fotos de algumas mães, umas grávidas, outras já com o seu filho no colo. Os meninos ficaram muito contentes com estas imagens e, para que a sua alegria ficasse completa, convidamos duas mães para darem o seu testemunho, partilhando como souberam que iam ser mães, quem lho disse, o que sentiram, o que fizeram a partir desse momento.

As mães ajudam-nos a crescer. Alimentam-nos, ensinam-nos, cuidam de nós, levam-nos á escola à catequese, à música, à piscina, ajudam-nos a fazer os deveres de casa, vestem-nos, dão miminhos.
Sem elas a nossa vida seria bem complicada. Por vezes, até se esquecem de si próprias para cuidarem dos filhos. Para elas os filhos estão sempre em primeiro lugar.
Jesus também teve uma Mãe, seu nome é Maria. Será que Maria ficou feliz por saber que ia ser mãe? Encontramos estas respostas através do Evangelho de S. Lucas: Lc 1, 26-38

Maria recebeu a notícia pelo anjo Gabriel, enviado por Deus, de que fora escolhida para ser a mãe do Filho de Deus, ao qual poria o nome de Jesus. A primeira reacção de Maria foi de perturbação, pois não tinha percebido as palavras do anjo. Todavia, Maria confiou e aceitou a vontade de Deus e, a sua resposta foi um “sim” incondicional.
Como todas as mães, Maria cuidou de Jesus, ensinando-O a andar, a comer, a falar, a obedecer, a ser amigo e, sem dúvida, a rezar…
Maria é para todas as mães um exemplo a seguir. Ela é, também, a mãe que está junto de Jesus e de Deus Pai a interceder por nós. Recorrendo a Maria, sentimos que Ela nos dá força para vencermos as dificuldades, ajudando-nos a sermos mais felizes. Seguindo o Seu exemplo aprendemos a viver com Deus no coração, sendo melhores mães e melhores pessoas. E, os nossos filhos reconhecem todo o carinho e dedicação que lhes consagramos.

Por isso, eles prepararam para vós uns miminhos com todo o cuidado e amor, como agradecimento por tudo aquilo que vós fazeis por eles. 
Um a um, vieram junto da árvore, onde se encontrava o seu coração pendurado com a carta que escreveram; leram em voz alta essa carta e ofereceram-na á mãe, juntamente com o leque que cada um pintou.
Depois destas surpresas faltava ainda mais um miminho (que tudo o que oferecemos à mãe é pouco comparado com o muito que ela nos dá!). Cantando, os meninos disseram á sua mãe o quanto a amam, manifestando a sua alegria e a sua gratidão pelo seu amor por eles.


Também não podíamos esquecer a Mãe do Céu, tão merecedora do nosso amor. Por isso, no silêncio do coração, cada um lhe disse o quanto a ama e, em voz alta, o grupo rezou-lhe uma Avé Maria.
Depois deste momento com as mães, em que lhes dissemos o quanto gostamos delas, o quanto elas são importantes para nós, tão importantes que não imaginamos a nossa vida sem elas, o que vamos fazer daqui para a frente? O que vamos mudar na nossa vida. Os meninos comprometam-se a ser mais obedientes, mais respeitadores e a ajudar mais a sua mãe.

Como não há festa completa sem partilha e convívio, terminamos o nosso encontro cantando os Parabéns, primeiro à Carolina que fazia anos nesse dia, e depois às mães. Tudo isto acompanhado de bolachinhas de chocolate, bolo e sumo.
Ao irem embora, as mães levaram uma bonita rosa branca, símbolo da pureza de Maria e, os meninos a tão esperada lambarice.

Na esperança de que tenham tido um feliz dia, estaremos à vossa espera no próximo sábado. De certeza que Jesus tem algo de muito importante para nos dizer!


  



Sem comentários:

Enviar um comentário