quarta-feira, 21 de maio de 2014

Catequese 3º ano






Neste sábado foi o dia do amigo na nossa catequese. Cada menino trouxe um amigo , o dia estava lindo e, a partir daí, coisas bonitas aconteceram.


Começamos por fazer um jogo de perguntas sobre conteúdos doutrinais apreendidos ao longo da catequese. Para este jogo, as duplas de amigos tiveram de escolher um nome para a dupla e também um “grito de guerra”. Cada pergunta acertada valia 5 pontos, cada pergunta errada valia 3 pontos negativos que foram sendo afixados no nosso placard.
Para ganharem o direito à resposta teriam que ser rápidos a gritar o seu” grito de guerra” e a ensinar ao amigo a resposta certa pois este era o porta-voz da dupla. Em caso de dificuldade tinham direito a três ajudas, uma do catecismo e duas dos pais.

Foi muito divertido ver o interesse e a animação de todos, desde as poderosas aos abatatados, aos laranjinhas, aos amizade, enfim, todos eles se empenharam ao máximo em ganhar pontos e todos ganharam de facto. Ganharam o prazer de terem um amigo por perto, de brincarem, de puderem partilhar com ele o que sabem de Jesus e de sentirem a felicidade da amizade.
A conversar, partilhamos a importância de termos amigos, do bem que nos fazem, a alegria que nos dão, a ajuda  e a cumplicidade que entendemos ser difícil viver sem ter.
Partilhamos com estes amigos que, conhecemos na catequese, um amigo capaz de uma amizade maior, sem limites: Jesus. Ele é o maior amigo, que nos tem como Seus amigos porque nos deu a conhecer o que já sabemos dele e do Pai.
Ele é tão nosso amigo que deu vida por nós, não existe maior amor do que este. Ele tem-nos ensinado a sermos melhores pessoas, mais amigos e felizes. Quem não quer ter um amigo assim? Agora, que o encontramos não nos queremos separar dele, queremos que Ele seja nosso companheiro de vida.
Na brincadeira que fizemos verificamos que Ele nos ensinou muita coisa e que é possível mostrarmos aos outros o que de facto aprendemos dele, não só as palavras mas também os gestos de ajuda e amizade.


Estes gestos fazem com que a nossa amizade aumente e fique mais bonita e isto é tudo o que Jesus nos pede. Ao sermos amigos dos nossos amigos também estamos a ser amigos de Jesus e por isso aproveitamos o momento para agradecer a Jesus a Sua amizade e a amizade do amigo que ao nosso lado estava.








 Depois foi a vez de partilharmos o bolo que a mãe Delfina fez para nós com os parabéns aos amigos presentes e não presentes 

 seguido de um miminho doce para prolongar a doçura deste encontro.






Que bonito este dia! Não deixemos nunca de cultivar a amizade que nos une a Jesus e aos outros e muitos dias com este teremos ao longo da nossa vida J


Até Sábado amiguinhos...





Sem comentários:

Enviar um comentário