quarta-feira, 28 de maio de 2014

Catequese 3º ano











Percebemos Jesus vivo nas nossas vidas de formas diferentes e às vezes temos alguma dificuldade em O ver, tal como os dois discípulos que iam a caminho de Emaús.
Jesus caminha connosco e muitas vezes não O vemos. Ele está na Palavra que escutamos na catequese ou em casa, na pessoa que está connosco e nos ajuda ou precisa de ajuda, está na vida e no amor que colocamos nas coisas que fazemos no nosso dia a dia. Muitos são os gestos reveladores da presença de Jesus e, ás vezes não os reconhecemos. Mas há um gesto que só Ele foi capaz de fazer: o da entrega total, até á morte… por nós!
Este gesto, o partir do pão, que celebramos em cada Eucaristia, significa o amor e a vida oferecida a nós, é único e reconhecível por aqueles que, como nós, O seguimos e queremos manter a relação de amizade que iniciamos no dia do nosso baptismo e aprofundamos desde o 1º ano da catequese.


Agora que participamos plenamente na Eucaristia, entendemos a importância de celebrarmos o gesto permanente do partir do pão. Jesus revela-se na Palavra que escutamos, Liturgia da Palavra, e no corpo que no oferece, Liturgia Eucarística. Todas as vezes que participamos na Eucaristia, recebemos de Jesus o seu amor e a sua vida para levarmos e partilharmos com os outros.
Quando comungamos o corpo de Jesus, Ele fica connosco e experimentamos ainda mais o seu amor. Ficámos a vê-lo com os olhos do nosso coração. E isso chega! Porque o mais importante não é vê-lo com os olhos da cara. O mais importante é senti-lo no nosso coração. Sentir como Ele nos ama! E nos ama tanto, e isso é tão bom!
Por isso, aqueles discípulos que iam para Emaús, já não se importavam que Jesus tivesse desaparecido da sua vista. Afinal, Ele tinha ficado no coração assim como fica connosco todas as vezes que comungamos com fé.
Isto explica a felicidade que sentimos no dia da nossa festa de Eucaristia, explica, a festa que fizemos, a família reunida, a comunidade que celebra.


Obrigada Jesus por ficares connosco.





Sem comentários:

Enviar um comentário