quarta-feira, 14 de maio de 2014

Catequese 2º ano







Nesta catequese falamos de algo muito importante de que ainda não tínhamos falado. Antes de irmos de férias estivemos na Celebração de Ramos, que foi como o culminar da nossa caminhada da Quaresma. Nesse dia ouvimos no Evangelho como foi que tudo aconteceu, como Jesus foi condenado e pregado na cruz. Mas Jesus venceu a morte. Ressuscitou! Está vivo no meio de nós, para sempre!
É tão importante que Jesus tenha ressuscitado que nós, os cristãos, fazemos a maior festa do ano, na Páscoa. E celebramo-la sobretudo na noite de Sábado para Domingo. Nesse dia acende-se o círio pascal que representa a luz de Jesus vivo. Neste círio serão acesas as belas daqueles que se baptizam.
Pelas palavras de S. Paulo(Gal 3, 26-27), ficamos a saber o que significa ser baptizado: pelo Baptismo, tornamo-nos filhos de Deus e ficamos revestidos de Cristo.

No nosso baptismo são utilizados símbolos carregados de grande significado:
- Água
A água, tão necessária para a nossa saúde e bem estar. Indispensável na nossa alimentação e na higiene diária.
No Baptismo, recebemos água na nossa cabeça, para nos lavar de outras sujidades. São aquelas maldades, aqueles pecados que não nos deixam ser amigos de Deus e dos outros. Pelo Baptismo ficamos a pertencer à Igreja que é a família de Deus.
- Veste branca
Os que vão receber o baptismo, normalmente, vão vestidos de branco e, se tal não acontece, levam uma toalha branca para colocar nos ombros.
Pois bem, o branco faz-nos lembrar a luz. Vestimo-nos de branco, porque ficamos iluminados por Deus. Por isso é que nós, quando somos baptizados somos vestidos de branco. Só que, em vez de dizermos que somos revestidos de branco, dizemos que somos revestidos de Cristo, a nossa luz.
E por isso é que também acendemos as nossas velas na luz daquela vela que representa a luz de Cristo ressuscitado
Pelo Baptismo ficamos revestidos da Luz de Jesus ressuscitado.


 Conscientes de que, pelo baptismo, pertencemos à grande família da Igreja, que compromisso vamos levar para casa esta semana?

Se somos filhos de Deus Pai precisamos de falar com Ele muitas vezes. Então o nosso compromisso será rezar todos os dias a oração mais bonita que Jesus nos ensinou.


Boa semana e boa oração! Até sábado ….



Sem comentários:

Enviar um comentário