terça-feira, 6 de maio de 2014

Catequese 3º ano



                       
Dia da Mãe



Celebrar o dia da mãe é sempre motivo de festa, delicia para os filhos e miminho para as mães que o merecem com toda a certeza.

Os meninos e mães do 3º ano demonstraram a brincar, que têm “queda” para a bola, podemos mesmo dizer que o Cristiano Ronaldo perto deles não teria qualquer hipótese como podem verificar pelas imagensJ



 Os momentos de brincar são sempre momentos que agradam aos nossos filhos e tanta ajuda nos dão na arte de educar, não é verdade mamãs?...

Depois, foi o momento de nos centrarmos na Palavra de Deus e de reflectirmos um pouco sobre a condição de mãe através da qual os filhos, pela graça de Deus, vieram ao mundo.
Temos como referência Maria, modelo de fé e de mãe. Mãe amorosa, mãe presente, mãe que, certamente sentiu na pele as dificuldades e as alegrias de educar um filho. Ela acompanhou e amou Jesus até morrer. Não deve ter sido nada fácil ver o seu filho ser cruxificado…
Como terá ela conseguido suportar tamanha dor? O que fez Maria depois de Jesus ter morrido? Onde estava? Para onde foi?

Sabemos que, após a morte de Jesus, os seus amigos experimentaram momentos difíceis, de tristeza, de dor, de total desilusão. Mas, aos poucos foram descobrindo Jesus Ressuscitado de muitas maneiras. Jesus tinha-lhes dito que não iriam ficar sós, iriam receber uma força, a do Espirito Santo por isso continuaram a reunir-se e rezavam juntos. Com eles estava alguém muito especial, alguém que permaneceu fiel a Deus mesmo na tribulação.

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas. Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele” (Act. 1,12-14).

Era Maria, a Mãe de Jesus. Ela permaneceu unida e reunida com a nova família, que é a Igreja. Ali estava ela o tempo todo, junto ao grupo dos amigos de Jesus.
Hoje somos nós os amigos de Jesus, aqueles que acreditam em Jesus vivo, aqueles que juntos formam esta grande família que é a Igreja. E Maria é a nossa Mãe, a mãe da Igreja.
Maria continua connosco e serve-nos de modelo e de guia, na fé a na capacidade de amar. No seu regaço, experimentamos o amor de Deus. Maria deu-nos o melhor fruto do amor do Pai: o seu Filho Jesus. Ela cuidou deste fruto bendito do seu ventre, com todo o amor, mesmo em momentos muito difíceis! O amor das nossas mães é muito parecido com este. Amor sem limite, amor diário, amor entrega. As nossas mães são assim! Elas cuidam de nós desde o dia do nosso nascimento elas regam- nos com o amor que lhes vem de Deus. Mesmo quando as coisas são difíceis, elas amam e o amor delas faz florescer em nós o amor de Deus que anima e dá um sentido diferente á nossa vida.


“Todos eles perseveravam unanimemente na oração…”

Através da oração falamos com Deus e mantemos acesa a luz da fé certos de que Maria está connosco e nos fortalece na missão de amar ao seu jeito, por isso este foi um momento a sós com Jesus, junto ao sacrário, mãe e filho… lugar de intimidade, de sentir, de ternura…

















Depois foi tempo dos filhos presentearem as mães com um pequeno teatro onde expressavam o seu amor e gratidão por tudo o que cada uma é. Na oferta de uma flor pintada por eles pudemos perceber a alegria, o amor, o afecto… que lindo!











É claro que não pôde faltar o bolo de parabéns, e o miminho para os meninos que radiantes saltitavam em torno das mães tal como flor viçosa e cheia de vida que procura a seiva que da mãe lhes vem pela graça de Deus.







Parabéns Mães:)










Sem comentários:

Enviar um comentário