quarta-feira, 11 de março de 2015

Catequese 4º ano









Tudo o que os apóstolos fizeram e disseram depois de Jesus ter subido ao céu, está escrito do livro dos Actos dos apóstolos, o 2º livro do Novo testamento.
Deste livro escrito por Lucas destaca-se um homem: Paulo
Inicialmente um homem dos que mais perseguia os cristãos e não acreditava em Jesus. Um dia aconteceu algo que mudou toda a sua vida: encontrou Jesus! Encontrou Jesus e passou a acreditar. Sabeis, é que Paulo tinha percebido que Jesus o amava mesmo sendo ele um inimigo! Tinha recebido a força do ressuscitado, por isso Paulo não podia estar calado. Iniciou uma grande viagem para anunciar a toda a gente esta boa noticia. Ele foi mesmo o homem que foi mais longe no anúncio da ressurreição de Jesus. Foi perseguido, feito prisioneiro mas nunca desanimou nem desistiu. Mas posso-vos dizer que aquelas viagens não foram nada fáceis. Não havia carros nem comboios nem aviões, era a pé ou de barco, que naquele tempo eram pequenos e andavam devagar, que as pessoas se deslocavam.
Mas Paulo manteve-se fiel a Jesus e a força com que ele falava era tanta que muita gente se uniu a ele nesta missão de anunciar, muita gente se converteu e passou a acreditar em Jesus, muitas pessoas se uniram e formaram comunidades cristãs.
E S. Paulo procurava acompanhá-las, ajudá-las. Mesmo depois de as deixar, para ir a outras terras, mesmo de longe, ele continuava ligado a essas comunidades através de "Cartas".
S. Paulo escreveu estas cartas para dar força e ânimo para não desistirem de Jesus. Falava da alegria, da necessidade da oração e do amor que devemos manifestar uns pelos outros.
Tudo o que ele escreveu é tão importante, que as várias comunidades as foram lendo e guardando no seu coração e fazendo o que S. Paulo pedia.
Por isso é que elas foram conservadas na Bíblia: o 3º Livro do Novo testamento.
Estas cartas são também para nós que formamos as comunidades cristãs de hoje, falam-nos, principalmente, de Jesus Cristo, para nós O conhecermos e acolhermos no nosso coração.            
E que acontece se o fizermos? Acontece o que aconteceu com as primeiras comunidades, Jesus torna-se presente e visível na nossa vida: sobretudo no bem que fazemos e, naquilo que dizemos.


É Jesus que está em nós, e os outros podem vê-lo com os olhos do coração, senti-lo… tornamo-nos uma bela mensagem de Deus ao mundo de hoje,


 tornam-nos "cartas de Cristo".







Boa semana :)


Sem comentários:

Enviar um comentário