quarta-feira, 25 de março de 2015

Catequese 4º ano






Neste sábado foi o dia do pai na nossa catequese, foi festa e celebração! 


Começamos pelas brincadeiras que os meninos tanto apreciam. Pais e filhos colaboraram felizes neste momento que, mais do que nunca, julgamos essencial num tempo que muitas vezes nos escapa porque outros afazeres falam mais alto.







Depois passamos a um outro momento não menos importante, o da reflexão da nossa condição de pais á luz da Palavra de Deus.






Diante deste quadro de imagens de pai, todos os pais escolheram uma imagem, aquela com a qual mais se identificam. Depois da escolha feita e do porquê da sua escolha, concluimos que a escolha não foi fácil já que os pais procuram ser um pouco de cada imagem representada. Todas as imagens reflectem os afectos, as atitudes e até a intima relação pai/filho tão importantes para o crescimento saudavel dos nossos filhos mas que nem sempre somos capazes de colocar em prática uma vez que nem sempre estamos disponiveis interiormente e exteriormente para tal.

Não nascemos pais, nem há curso ou palestras capazes de ensinar esta missão de Pais. Geralmente, é à imagem do nosso pai que vamos buscar referências, filtrando o que melhor se adequa a nós mas temos a consciencia que nem sempre temos a resposta certa para as nossa dúvidas e dificuldades.

Qual o ideal de Pai? Então onde está a imagem do Pai perfeito? Que imagem Jesus nos apresenta do seu próprio pai?

È evidente qua a resposta está na Bíblia! Fomos procurar juntos, pais e filhos, e das muitas que descobrimos fizemos eco das seguintes:

“Ningém jamais viu a Deus: o filho unigénito que está voltado para o seio doPai, este deu-O a conhecer” (Jo 1, 18)

“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30)

“O Filho por si mesmo nada pode fazer, mas só aquilo que vê o Pai fazer” (Jo 5, 19)

“ Orai desta maneira: Pai nosso que estais nos céus” (Mt 6, 19)

“Deus amou tanto o mundo que entregou o seu único filho” (Jo 3, 16)

“Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vosso filhos, quanto mais o vosso pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem” (Lc 11, 13)

“ Pai, dou-te graças porque me ouvistes” (Jo 11,41)

“É o meu Pai que vos dá o Pão do Céu” (Jo 6, 32)

“O vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes” (Mt 6, 8)

“Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48)

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36)

Compreendemos que Nunca ninguem viu a Deus, a sua imagem foi dada a conhecer pelo Seu filho Jesus. Ele passou a sua vida a falar do Pai fazendo-nos perceber que é também nosso Pai: um Pai amor incondicional, Pai intimidade, Pai escuta, Pai que conhece, Pai perfeito, Pai exemplo, Pai nosso, Pai que se entrega e faz caminho connosco. Isto significa que não estamos sozinhos nesta “tarefa” de educar os nosso filhos. À Luz do seu amor podemos encontrar respostas para as dúvidas e dificuldades inerentes á nossa condição de pais. Encontremos, então, espaço para Deus na nossa vida, espaço a sós com Ele... agradeçamos-Lhe os dias bons, o alimento, a família...
Peçamos-Lhe conselhos e ajuda nos momentos dificeis. Peçamos-Lhe a força, a sabedoria e a fé para educarmos os nosso filhos em toda a sua dimensão: afectiva, espiritual e social.
E foi este espaço de oração que aconteceu de seguida: pais e filhos agradeceram a Deus Pai a vida pedindo a benção para todos os pais e colocando nas suas mãos todas as dificuldades seguido da oração que nos une como filhos do mesmo Pai do céu, o Pai nosso.

 Gratos de toda a dedicação, amor e entrega dos pais os meninos ofereceram ao respectivo pai um diploma pintado por eles acompanhado de um beijinho.


 








Seguiu-se o bolo de parabéns aos pais, e que bem soube o bolo feito por um Pai, e o nosso mininho aos meninos que,lambareios como são, pela mão do pai e muito felizes, regressaram ás suas casas.

 


Que a graça de Deus Pai esteja com todos os pais.












Sem comentários:

Enviar um comentário