sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Catequese 1º ano








Quando olhamos para as coisas simples e belas, até onde nos leva o pensamento? Ou, simplesmente, não pensamos em nada, de tão habituados que estamos a ter essas coisas à nossa disposição?

A nossa catequese começou por nos “revelar” as maravilhas que nos rodeiam: a natureza, com os rios a correr, o colorido das flores, os pássaros e as borboletas, os animais … numa riqueza de cenários fantásticos! E, por fim, a alegria daqueles que usufruem destas maravilhas.
Nas palavras de Jesus que, ao passar com os seus amigos se detém diante de um lírio, compreendemos porque tudo é tão belo:
“Olhai, meus amigos. Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam; mas Deus, que é Pai, alimenta-as. Olhai também para os lírios do campo: vede, como eles são lindos, belos.” (cf Mt 6, 26-28)

Jesus revela-nos que tudo o que é bom e belo é Deus Pai que cria e coloca à nossa disposição para tirarmos todo o proveito delas e para sermos felizes.
Na alegria de uma flor, no chilrear dos passarinhos, ou ao olhar para o sol, no amanhecer de um novo dia, eu agradeço ao Pai pelas maravilhas que Ele cria para mim!Mas, não só para mim, também para os outros. E, eu não tenho o direito de estragar ou destruir o mundo, criação de Deus Pai para toda a Humanidade. Por isso, o nosso grupo assumiu o compromisso de cuidar do mundo, passando a fazer a separação do lixo, evitando deitar no lixo doméstico aquilo que pode ser reciclado. Os pais também se comprometeram a colaborar com os filhos, ajudando-os a depositar no ecoponto aquilo que separaram.
Para “saborear” a bondade de Deus Pai, os meninos tiveram a oferta de uma maça, que muito apreciaram, e os pais, uma linda flor.


Boa semana e … até à próxima catequese!




Sem comentários:

Enviar um comentário