sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Catequese 10º ano








“O Filho da Virgem Maria”


Esta semana, os jovens do nosso 10º ano de catequese, aprofundaram a figura de Maria na nossa Fé. Ela, a Mulher Crente, a Mãe de Deus e da Igreja. Quisemos redescobrir qual o Seu lugar, o caminho que Ela nos aponta e o exemplo que nos dá. 
A Fé conduz-nos a amar e imitar a Virgem Maria, nossa Mãe. Podemos entregarmo-nos ao Seu cuidado Materno pela oração. Ela ensina-nos a escutar a Palavra de Deus e a guardá-la no coração (Lc 2, 19.51). Ensina-nos a viver como discípulos de Jesus e a colaborar na realização do plano de Deus pela participação ativa na Igreja. Com Ela, faremos que as maravilhas de Deus cheguem a toda a Humanidade.
Como, outrora nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-12), escutamos o caminho que Ela nos aponta: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Esse é o caminho para a felicidade completa. É o abrir de um caminho para a “nova e Eterna aliança”. A Sua atitude de perseverança junto à Cruz de Jesus faz-nos não cruzar os braços. É impossível cruzar os braços quando o maior dos Homens morre de braços abertos. Braços abertos ao lado de uma Mãe que permanece de pé e que, qual nova Anunciação, se torna Mãe de uma multidão incontável .        (Jo 19, 25-27).



Maria, és a única flor
(Movimento dos Focolares)

Maria, és a única flor
Nascida da Humanidade.
Tu nos ensinaste.
De ti toda a graça virá.

Maria cheia de Deus,
Nunca bastante de ti se dirá.

Avé Maria, Avé!
Tu és de Deus, o Paraíso. Avé!

Maria, és nossa mãe.
No teu silêncio Deus falou.
Como fortaleza, teu coração
Porto seguro p’ra nós será.
Maria em ti está a vida,
Toda a criação te cantará.





Sem comentários:

Enviar um comentário