sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Catequese 5º ano





Olá a todos! 

Nas últimas catequeses estivemos a falar sobre a caminhada do Povo de Deus e começamos por ver que há muitos séculos, a humanidade começou uma caminhada especial, uma caminhada que de acordo com o projeto de Deus, levaria ao encontro da vida e da felicidade sem fim.


Desde o dia do nosso Baptismo nós também passamos a fazer parte deste povo, desta comunidade de pessoas que caminham pela vida seguindo as orientações de Deus. 

E para melhor conhecermos a história do Povo de Deus, do qual fazemos parte, consultamos a Bíblia. Foi com a leitura de (Gen 12, 1-9) que ficamos a conhecer Abraão, o “pai do Povo de Deus”. A Bíblia diz-nos que Abraão era um homem que se preocupava sempre em escutar Deus e em fazer aquilo que Deus lhe indicava e por isso quando Deus lhe pediu que deixasse a sua terra e a sua família e se dirigisse para a terra que Ele lhe indicava, Abraão dispôs-se a cumprir as indicações de Deus e aceitou percorrer os caminhos que Deus lhe indicava. 
Na altura em que Deus chamou Abraão, ele não tinha filhos, e Deus disse que dele ia nascer um grande povo, e mesmo sendo ele e Sara sua esposa já velhos, Abraão confiou no Senhor e o que parecia impossível aconteceu, Sara e Abraão tiveram um filho chamado Isaac.
Porque Abraão confiou e tentou fazer sempre a vontade de Deus, Deus prometeu-lhe: “Multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu.” (Gen 22, 17) e essa promessa cumpriu-se, nós somos parte dessa descendência.

Abraão na qualidade de “pai do Povo de Deus” ensina-nos que o mais importante de tudo é escutar o que Deus quer de nós, dizer “SIM” ao projeto que Ele tem para cada um de nós, sem recuar, confiando Nele, acolhendo as suas indicações e percorrendo os caminhos que Ele nos propõe. 




Sem comentários:

Enviar um comentário