quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Catequese 2º ano










 Todos os dias, nos autocarros, no emprego, na escola, na rua, na paragem, no supermercado,  nos cruzamos com pessoas muito diferentes de nós e, não raramente, vemo-las  serem ignoradas e até desprezadas. Como lidamos nós com a diferença? Ela impede-nos de sermos amigos? Todos somos diferentes. Os nossos amigos são diferentes de nós e nem por isso deixamos de ser amigos, as brincadeiras até são mais divertidas porque eles têm ideias que nós não temos. Os nossos pais são diferentes de nós, em idade, em sabedoria, em mentalidade e não deixamos de os amar ainda que muitas vezes discordemos. A diferença é salutar e ajuda-nos a crescer. 


A Palavra de ordem de Jesus é o RESPEITO. Ele disse-nos que devemos aceitar e respeitar as diferenças, “Quem não é contra nós, é por nós”. Quer isto dizer que quem é diferente de mim não quer dizer que seja contra mim, é simplesmente diferente. Quem faz o bem, ainda que seja diferente na cor, na religião que professa, na língua que fala ou no modo de ser, está do mesmo lado de Jesus porque quem RESPEITA, AMA e este é o principal querer de Jesus. 
Agora que aprendemos de Jesus a respeitar, cabe-nos estar mais atentos aos meninos que excluímos das nossas brincadeiras porque são diferentes.
 Aos meninos, pais, irmãos, avós, que dizem coisas com as quais não concordamos, vamos aceitar e respeitar ou vamos desatar a discutir ou dar pontapés? Quem respeita dá motivos para ser respeitado e quando assim acontece a paz instala-se.

Para respeitar, coisas simples podemos fazer: aproximar, escutar, dialogar, aceitar, um abraço, um “sim, gosto de ti mesmo assim”. Este é o nosso compromisso, respeitar a todos principalmente aqueles que são mais diferentes de nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário