sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Catequese 10º ano




Para que tenham vida 



Ao contemplarmos a nossa vida, perceberemos facilmente que ela se trata de um Dom recebido. Não somos a causa da nossa vida, não determinamos o seu começo nem o seu futuro. Tendo em conta esse Dom e a influência que tantos têm e tiveram nas nossas vidas, percebemos a responsabilidade que temos para com os outros. Só na medida em que contribuo para a vida de outros é que a minha tem sentido e se torna fecunda. A vida é um dom partilhado!

Como o conseguiremos? Como fazer deste Dom recebido um Dom partilhado?

João 15, 9-17
Este Evangelho, ao início parece-nos um pouco confuso… Mas vamos analisar com calma! No final, surgem quatro atitudes fundamentais para atingirmos este nosso objetivo.

Temos de nos sentir discípulos de Jesus, seus escolhidos e por Ele amados (Jo 15, 16) e, assim, residir em nós um espírito de humildade e de serviço para com os nossos irmãos (Jo 15, 12). Inspirados no exemplo de Jesus, sabemos que a oração nos fará estabelecer uma relação muito íntima com o Pai (Jo 15, 16-17). N’Ele teremos contacto com a verdadeira fonte de Amor e de vida em pleno. Poderemos experimentar o Seu Amor! Por fim, devemos fazer de nós pobres e despojados, prontos a dar tudo o que somos e temos ao próximo (Jo 15, 13). Com o outro, devemos fazermo-nos um! Se seremos capazes de dar a vida pelo outro, quanto mais as coisas de menor valor. Um gesto de amizade, uma palavra, uma partilha de bens, um simples estar… Uma entrega total pelo outro onde, afinal, descobrimos o rosto de Jesus ressuscitado.

Após ler este Evangelho, ressalta o verbo “permanecer”. Sim! Hoje mesmo, e apesar das dificuldades que nós, Igreja, sentimos serem um pouco diferentes das do tempo de João, somos convidados a permanecer. Apesar de remarmos contra a corrente, o convite é permanecer nesta “Via de Amor”. Viver a radicalidade de Jesus perante as adversidades. Assim “é que a minha vida tem sentido e se torna fecunda”!



Viver a vida

Viver a vida na alegria e na dor de cada dia,
É isto que Deus espera de ti.
Viver a vida mergulhado no amor é o teu destino.
É isto que Deus espera de ti.

Percorrer com os outros a tua estrada para Deus.
Caminharmos juntos lado a lado.
E verás então um céu azul dentro de ti,
Um rasto de luz seguir-te-á.

Viver a vida é uma aventura, a mais bela do amor.
É isto que Deus espera de ti.
Viver a vida é construir aqui e agora o Paraíso.
É isto que Deus espera de ti.

Viver para que ao mundo volte a unidade
Porque Deus habita em cada um.
E verás então um céu azul dentro de ti,
Um rasto de luz seguir-te-á.
Um rasto de luz seguir-te-á.






Sem comentários:

Enviar um comentário