sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Catequese 5º ano







Olá a todos!



Na catequese desta semana estivemos a falar sobre a origem do mal...
Começamos por ver algumas imagens de situações de violência, guerra e conflitos, e apercebemo-nos que o mal é uma realidade que está presente no nosso dia a dia... 


Mas então, se o “Projecto de Deus”, é que nós sejamos felizes e encontremos uma vida verdadeira, porque é que estamos “condenados” a conviver com o mal e a ver as nossas vidas e a nossa história marcadas por essa realidade? De onde vem este “mal” que aflige e entristece tantas pessoas? Não será possível evitá-lo? Porque é que tantas pessoas têm atitudes que magoam os outros? Será possível construirmos um mundo diferente?


Fomos encontrar resposta para estas questões na Biblia e através das fascinantes histórias de Adão e Eva (Gen 3,1-19.23) e de Abel e Caim (“Gen 4,1-16”), percebemos que desde o início da humanidade, Deus se preocupou, em mostrar ao homem o que é que lhe fazia bem e o que é que lhe fazia mal, no entanto nem sempre o homem ouve as indicações de Deus e muitas vezes escolhe os caminhos que mais lhe agradam e o mal é o resultado dessas escolhas erradas do homem.

Para evitarmos o mal é importante ouvirmos Deus, conhecermos os caminhos que Ele nos indica e vivermos de acordo com aquilo que Ele nos propõe, pois se todos levássemos a sério os mandamentos de Deus, não haveria tanto mal, não existiria tanto sofrimento neste mundo e este mundo seria um lugar mais bonito e mais feliz.

Conscientes de que cada um de nós somos responsáveis pelo mal, sempre que seguimos um caminho diferente do que Deus quer, terminamos a catequese com a partilha de orações que serviram para pedir ao Pai perdão por todas as atitudes erradas que vamos tendo e para lhe pedir que nos dê forças para seguirmos o caminho de bem.


 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo teu esforço em partilhares os encontros de catequese. Também sou catequista do 5º ano sei que não é facil ver Neste projeto de vida a felicidade. Obrigada

    ResponderEliminar